sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira



O filme, Ensaio sobre a Cegueira, do português José Saramago é baseado no livro de mesmo nome com a direção do Fernando Meirelles.

O longa-metragem Retrata uma metrópoles com todos os problemas caóticos existentes.

Os personagens enfrentam situações insólitas com certa dosagem de otimismo e razão numa cidade misteriosa, e para quem conhece São Paulo, perceberá alguns pontos vazios onde normalmente é movimentado.

Tudo começa quando o personagem vivido por Yusuke Iseya, fica cego no trânsito, vendo apenas uma superfície leitosa, retratada por cegueira branca, posteriormente todos são infectados e levados para quarentena onde ficarão a serviço do Estado, chegando ao ápice do descaso humano.

Mantendo-se escondidos e longe da sociedade. Sem informações do mundo lá fora vivem de maneira cretina, havendo desavenças e prioridades em questões, como acontece numa sociedade capitalista, sendo que lá fora os problemas são repetitivos e sem soluções.

Os personagens não tem nome nem passado, apresentam-se como pontos positivos e negativos, mostrando apenas a realidade, como por exemplo: estupros, assassinatos e manipulações.

Fora de lá, são surpreendidos com o caos.

Pessoas mortas e outras comendo restos de comida é a única vitima que enxerga é a esposa do médico (Julianne Moore), que sofre ao ver a continuação do que aconteceu dentro da quarentena, muitas vezes transmitia um olhar de tristeza, como se não fosse interessante enxergar, camuflar seria a melhor saída.

Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal e Alice Braga
Direção: Fernando Meirelles
Gênero: Drama/Romance

Nenhum comentário: